segunda-feira, 23 de novembro de 2009

MARCOS IMPORTANTES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A Educação Inclusiva  tem sua história influenciada por dois marcos importantes: o primeiro aconteceu em março de 1990, quando foi realizada a Conferência Mundial de Educação para Todos, em Jomtien/Tailândia cujo objetivo foi examinar o enfrentamento e encaminhamento da exclusão escolar. O segundo, se deu no ano de 1994, quando foi elaborada a Declaração de Salamanca, que trata das necessidades educativas especiais: acesso e qualidade, documento este que enfatiza o desenvolvimento de uma orientação escolar inclusiva.

3 comentários:

  1. Como esquecemos de colocar referência de onde tiramos os marcos da Educação Inclusiva, segue abaixo a fonte:

    ROSA, S. P. da S.;DELOU, C. M. C.; OLIVEIRA, E. S. G. de. Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Inclusão. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008.

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  2. Antes de colocar o aluno deficiente na sala de aula, deveria ser pensado no espaço físico e a capacitação dos profissionais, pois o que se vê é a exclusão por falta de conhecimento adequado sobre o que é na verdade a inclusão.

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  3. Pois é Solange,

    Mas infelizmente isso acontece na maioria dos casos! E o que presenciamos na verdade é uma verdadeira "exclusão", pois de nada adiante "jogar" o aluno em uma sala de aula, só para mascarar que existe uma socialização se na verdade a escola não comporta este aluno e não oferece meios ao professor para trabalhar com eles.
    A capacitação dos profissionais entra muito em jogo sim!!! ^^

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